ENQUADRAMENTO
A natureza crítica da situação que vivemos nos últimos meses em resultado da pandemia, revelou claramente complexos problemas estruturais no sector cultural e muito em especial das artes: precariedade contratual, deficiente protecção social, ausência de representação, vulnerabilidade, dispersão, pouca força reivindicativa e desatenção pública. Mas o tempo de confinamento também demonstrou que é possível intervir concertadamente.
Assim, um conjunto de cidadãos, entendeu que era importante dar um passo em frente e criar uma entidade diferente que procure responder aos imensos desafios que se aproximam.
Essa entidade é a P’ LA ARTE.
O QUE É A P’LA ARTE
Uma PLATAFORMA cívica, pró-activa, de voluntariado e sem fins lucrativos, com capacidade para estreitar as relações entre a cultura, a economia, a política, o desenvolvimento urbano, mas também o ambiente, a sustentabilidade, a inovação e o turismo.
Uma plataforma que cria pontes estratégicas, quebre barreiras, desafie dogmas e ultrapasse fronteiras. Que contribui para a conquista pela arte do seu verdadeiro lugar.
Que desenvolve estratégias diversificadas para #darlugaraarte.
MISSÃO, VISÃO E VALORES
MISSÃO
Potenciar o lugar da arte em todas as vertentes da sociedade portuguesa, nomeadamente através da reflexão e partilha de temas contemporâneos, estabelecimento de parcerias com entidades públicas e privadas, nacionais e internacionais, produção de conteúdos, promoção de conversas, debates, exposições, residências artísticas e laboratórios criativos.
VISÃO
Ser um interlocutor entre artistas e criadores e as outras áreas profissionais ligadas às artes, ao público em geral, às empresas, às universidades e às instituições públicas.
VALORES
Inclusão, sustentabilidade, interdisciplinaridade, independência e solidariedade.
OBJETIVOS
> Aproximar a arte de outras expressões sociais, através da realização de exposições, mercados e feiras de arte, residências artísticas, laboratórios criativos, estágios, conversas, debates e visitas guiadas.
> Contribuir para a ligação e promoção das artes visuais.
> Promover o reconhecimento da importância económica, social, educativa e cultural da atividade artística.
> Defender e respeitar os interesses económicos, profissionais e sociais dos profissionais das artes visuais.